Este sabado aconteceu em Lisboa, Porto e Coimbra, uma manifestaçao pela liberalizaçao das drogas leves. Até ai tudo bem, existe espaço para este tipo de activismos. O mais estranho acontece quando vimos a participaçao de um partido politico nessa manifestaçao. Perguntemos porque estarà là?
Em democracia liberal, os partidos sao usados por grupos de interesses. E os partidos usam esses grupos de interesses para chegar ao poder. Se o PCP usa os antigos trabalhadores dos latifundiarios alentejanos, e os ex-operarios do falido tecido empresarial da bacia do tejo (cuf, lisnave, sorefame etc), o CDS/PP move-se com os dinheiros de uma elite de patroes e homens de negocio. A Nova Democracia de Manuel Monteiro aposta nos votos dos ciganos e dos feirantes para chegar ao poder. E o Bloco de Esquerda? Participando neste tipo de acçoes delimita o seu tipo de eleitorado: toxicodependentes, homossexuais e imigrantes. Com os votos destes 3 grupos sociais espera chegar (continuar?) no poder.
Esta é a realidade pura e dura da chamada democracia liberal: em que so interessa chegar ao Poder, usando para isso os meios que forem necessarios, sem a alteza e a nobreza com que a Politica deveria ser feita.
04/05/2008
A Decadente Democracia Liberal
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário