Dez anos depois, A Cartilha está de volta.

05/02/2006

Fundamentalismos Ocidentais

Uma nova escalada no conflito entre civilizações esta a acontecer por estes dias, originado por um jornal regional dinamarquês de nome Jyllands-Posten que reproduziu 12 caricaturas perjurativas do Profeta Maomet, alegadamente ao abrigo da "Liberdade de Expressão". Esta publicação criou uma primeira vaga de protestos no mundo islâmico, embora sem grande expressão, mas que foi prontamente aproveitada por radicais europeus para a realização de uma "cruzada" contra os muçulmanos em nome dos "valores europeus, da democracia e da liberdade"(sic). Vários jornais prontamente aliaram-se a esta batalha (mesmo depois do Jyllands-Posten ter vindo a público reconhecer o seu erro e publicado um pedido de desculpas): o jornal norueguês Magazinet, o diário alemão Der Welt, o France Soir (que inclusive escreveu que "nenhum dogma religioso pode impor-se numa sociedade democrática e secular", à boa maneira chauvinista de pensamento superior francês) e o El Pais que colocou esta barbaridade que passo a transcrever no seu editorial: "Acaso no ofende más a su religión quien invoca a Alá y a su profeta para estrellar aviones contra edificios o poner bombas en los trenes? (...) Esta orquestación corre a cargo de una colección de dictadores que alcanza desde Mauritania al sureste de Asia y se hace además con el concurso de los mismos clérigos y predicadores reaccionarios que legitiman en esos países los poderes absolutos que les pagan. La libertad de expresión es fundamento de la organización social de que se han dotado los países más progresivos del planeta, y Europa en particular"!!! Também os jornais parecem esqueçeram-se da sua veredadeira função - a informação isenta e imparcial - e cada vez mais optam por tomadas de posições e por defenirem-se políticamente.


Se se quer ser Respeitado têm de se saber respeitar!
Como pode haver tanta falta de respeito e intolerância para com uma civilização que foi superior à nossa (entenda-se a europeia por vulgaridade de expressão, pois eu não sou europeu, sou português) por mais de mil anos, desde a queda do império romano do Ocidente até ao Renascimento!! Durante varios séculos foi o Médio Oriente o centro do mundo, foram muçulmanos os inventores de muita da tecnológia que marcou a história, foram eles que conservaram o pensamento grego e muito do desenvolvimento de Roma, enquanto a Europa na idade média vivia na imundiçe, nas pestes, nas inquisições, na Ordem de uma Igreja Católica que condicionou toda a evolução de um civilização, o mundo islâmico viva em cidades riquissímas com agua canalizada, esgotos e com uma arquitectura muito mais evoluida! Também eles foram grandes Impérios!! E agora em que somos nós que estamos num patamar superior de evolução, vamos humilha-los em nome de valores hipócritas e falsos e ainda condena-los por eles defenderam o que é deles, a sua civilização e a sua religião. Recordemos a República Romana e o Império Romano, onde a submissão e o respeito dos estados conquistados era ganho pelo enorme respeito que Roma lhes despendia.


Eles estão no Direito deles, também eu me iria sentir ofendido se vivesse no mundo islâmico, independentemente de ser crente ou não. Os grandes culpados são os que falam na frágil e perigosa Democracia, "democraciazinha" essa que serve para usar quando bem serve, quando é necessário legitimar algo que interessa a quem detem o poder, mas que logo é esquecida quando não interessa. Os defendem valores de Liberdade e a confundem com "liberdadezinha", onde pensam que podem fazer tudo o que querem, passando por cima de tudo e de todos!! A nossa Liberdade acaba quando começa a Liberdade de outro.


Posições como a de Alfredo Maia presidente do Sindicato dos Jornalistas em que afirma que “devem ser respeitadas as convicções políticas, religiosas e filosóficas de todos os cidadãos, mas os valores anteriormente referidos são estreios das nossas democracias, pelo que não devem ser sacrificados” devem ser repudiadas e condenadas. Defende-se a Liberdade de expressão, então e quando o assunto diz respeito à imigração, ao racismo, à homosexualidade, ao regime Nazi e ao conto do Holocausto em que são as próprias leis que impedem que coloquemos em questão a existência ou os valores elevadíssimos e irreais de vítimas judias que nos são impigidos?! Onde está a Liberdade de expressão aqui?!

Algo que há que ter em atenção é a natureza dos estados europeus. Se é compreensível e legítimo a revolta do mundo islâmico pela forma de tratamento do Profeta Maomet, é inaceitável que o desagrado sirva para aproveitamento político (quase sempre a nível interno) de Estados islamizados e mesmo até de grupos revolucionários que usam métodos terroristas. Se querem protestar, e tendo em conta a separação de poderes que caracteriza os Estados Europeus, ao contrário da maioria dos Estados Islâmicos, o único palco para resolver a questão e punir os autores da putativa injúria – são os tribunais dinamarqueses – que ainda não receberam nenhuma queixa!! O Reino da Dinamarca não possui culpa alguma pela publicação dos desenhos.


Um Estado de Direito jamais pode admitir que embaixadas de países estrangeiros sejam incendiadas e alvo de actos de vandalismo e intimidação, como aconteceu com o edifício que alberga as embaixadas da Dinamarca, Chile e Suécia em Damasco. A embaixada norueguesa foi igualmente incendiada, a da França apedrejada e na Indonésia a embaixada dinamarquesa foi apedrejada. Noutros países como o Sudão, Egipto, Iraque, Líbano e Paquistão, mantêm-se protestos, embora de forma mais calma


1 comentário:

Anónimo disse...

"se quer ser respeitado tem de saber respeitar AO CONTRÁRIO!!!"

Algumas pessoas andam escrevendo essa frase como forma de crítica ao ocidente. é bom q se lembrem q essa frase pode e deve e tem de ser aplicada nos dois sentidos! nunca me senti respeitado pela total falta de valoração da vida que caracteriza os muçulmanos e, sobretudo, pela sua hipocrisia porq afirmam q são os maiores respeitadores da vida e são os seus maiores violadores. não há povos perfeitos nem impunes! os ocidentais sabem isso e assumem-no. os muçulmanos sabem isso e fingem q são perfeitos. cada muçulmano é maomet. então se você fizer uma caricatura de um muçulmano qq vai ter de levar porrada! Mais: quantas caricaturas você já viu de Deus, de Cristo, do Papa? inúmeras!!! Quantas mortes e actos de violência isso causou? Zero... Ser civilizado não nasce com os povos... é uma coisa que se cultiva... saber criticar e ser criticado não nasce com a mente humana, é uma coisa q se aprende e educa... Viva Cristo! Viva a Biblia!