Dez anos depois, A Cartilha está de volta.

29/04/2010

O Elo Mais Fraco

A ministra do Trabalho, Helena André, propôs hoje aos parceiros sociais uma redução substancial do valor do subsídio de desemprego, sugerindo que, em nenhum caso, o subsídio mensal possa ser superior a 75% do valor líquido da remuneração de referência.
Público



O governo rosa-arco-íris cai em cima dos alvos mais fracos e silênciosos. Mas não teria sido mais melhor ter evitado os 4 mil milhões do BPN, os 3,1 mil milhões de euros de Mexia, os 2,4 mil milhões de euros de Ana Maria Fernandes ou o milhar e meio de milhões que recebeu Rui Pedro Soares?

Recordando ainda o que já escrevi antes:

O subsídio de desemprego é um seguro como qualquer outro, em que se desconta para o caso de ocorrer alguma infelicidade. O desconto dos trabalhadores acontece todos os meses e a infelicidade é o desemprego. Receber o subsídio de desemprego é um Direito proveniente de um seguro contratualizado com o estado, representado na instituição Segurança Social. Ainda, a volatilidade desses contractos, em que o estado dita e altera as regras a seu belo prazer, são um perigo para a credibilidade do estado. Não se podem alterar as regras depois de assinado um contracto - este é um péssimo exemplo que o governo português dá.

Sem comentários: