«Está pois a pena de morte abolida nesse nobre Portugal, pequeno povo que tem uma grande história. [...] Felicito a vossa nação. Portugal dá o exemplo à Europa. Desfrutai de antemão essa imensa glória. A Europa imitará Portugal. Morte à morte! Guerra à guerra! Viva a vida! Ódio ao ódio. A liberdade é uma cidade imensa da qual todos somos concidadãos.»
Victor Hugo, em 1876, a propósito da abolição da pena de morte em Portugal (o primeiro país europeu a fazê-lo).
07/09/2008
Aprender com a Europa ou Ensinar à Europa?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
.: Sou mais (completamente) do "Aprender com a Europa"!... Quem mata morre, quem rouba fica sem mãos, quem ameaça é torturado, ficando à margem disso ideais políticos, religiosos, estatutos sociais e afins! Assim, talvez se conseguisse manter este rectângulo ocidental europeu em ordem - mais saudável! :.
Isso é mais versão "Aprender com o Islão"....
Uma islamização de Portugal... que também tem mais coisas positivas para alem da ordem e segurança públicas; a poligamia, a isenção de impostos, uma lei da nacionalidade e da imigração mais restritas, mais direitos para os homens sobre as mulheres, o fim do circo democrático etc etc!
.: Concordo com uma Islamização parcial - a isenção de impostos, uma lei da nacionalidade e da imigração mais restritas, o fim do circo democrático - com isto tudo OKAY! Agora, mais direitos para os homens sobre as mulheres??? E poligamia só se fosse também extensível aos direitos das mulheres. Mas, parece-me que depois a promiscuidade iria alargar-se, dar origens a altercações e conflitos. Não seria boa opção! Portanto, apoio a Islamização parcial em PT. :.
Enviar um comentário