Dez anos depois, A Cartilha está de volta.

03/10/2009

Obama Inútil: JO 2016 Vão Para o Rio

Barack Hussein Obama bem usou o seu soft power, mas foi ineficaz. Os comités olímpicos não se deixaram seduzir e Chicago perdeu.

Cada vez mais a mística de Obama se esfuma, tal tem sido a ineficácia do presidente dos Estados Unidos. Numa Guantánamo ainda a funcionar, numa CIA & private contractors a torturar em países terceiros, num Iraque sem retirada de tropas, num Afeganistão cada vez mais vietnamizado e mercenalizado, numa auto-humilhação perante um Chavez que se faz Golias, num tratamento desleal a aliados checos, polacos e hondurenhos, num falhanço no conflito israelo-árabe que apenas vai servir para um Mitchell e um Blair andarem a passear, e até nos próprios Estados Unidos, cada vez mais dívididos e onde abundam perigosas clivagens raciais e ideológicas.

Restam duas oportunidades a Obama para poder brilhar. Num acordo sério (não a palhaçada de Quioto, onde os grandes não entraram e os signatários não cumpriram) em Copenhaga sobre as alterações climáticas e um avanço num sistema de saúde universal nos Estados Unidos.

Caso contrário as midterm elections do próximo ano serão penalizantes, e o fenómeno Obama não passará de um flop.

Sem comentários: