Dez anos depois, A Cartilha está de volta.

03/10/2008

Corja Maçonica Parte I - Maçonaria na Justiça?

"A influência da maçonaria no sistema jurídico português"

Este foi o tema de uma tertúlia comemorativa do 90º aniversário do Tribunal da Relação de Coimbra.

Os maçons assumiram que a organização secreta "inspirou ou participou em todas as grandes reformas, sociais e políticas, dos últimos 250 anos" e "deixou uma marca impressiva na história do nosso sistema jurídico". O ex-grão mestre António Arnaut confessou ainda que "a Constituição actual tem muito espírito maçónico" porque os membros eleitos para a Assembleia Constituinte, "muitos pelo PS e outros pelo PSD, eram praticamente todos maçons".

"Hoje, felizmente, a maçonaria tem menos influência, porque num regime democrático estabilizado não se torna tão necessária a sua intervenção", disse, para depois contradizer que a maçonaria "continua a ter um papel relevante" e recusar falar sobre a influência da maçonaria nos últimos 32 anos e nos casos "Casa Pia" e Portucale.

Isto apesar de elementos seus estarem envolvidos nos referidos processos, razão suspeita que originou uma reforma penal. Como a alteração dos prazos da prisão preventiva para evitar a repetição de casos como o do maçon suspeito de pedofilia Paulo Pedroso no processo Casa Pia (outros maçons como Ferro Rodrigues e Jaime Gama também foram referenciados). E Rui Pereira, o maçon, ministro e juiz que foi apanhado em escutas telefónicas do processo Portucale a falar da maçonaria - graças a isso uma inovação da reforma penal é a proibição de a imprensa publicar escutas que já não estão sob segredo de justiça.

Independência
Para o maçon António ArnautO anterior grão-mestre do Grande Oriente Lusitano os magistrados-maçons não fazem fretes a "irmãos", nem as relações maçónicas propiciam cunhas, tráfico de influências ou negociatas. Diferente visão têm os governantes ingleses que obrigam os magistrados a declarar se são ou não maçons. Ou os governantes da Segunda República, que fartos da sucessão de conspirações e insurreições de organizações secretas, como revolução liberal, revolução de Setembro, a Guerra Civil, a patuleia, o 5 de Outubro e a anarquia revolucionária da Primeira Republica, pura e simplesmente proibiram a maçonaria e organizações idênticas.

ver mais

Sem comentários: