Dez anos depois, A Cartilha está de volta.

21/08/2008

Perigo do Comunismo

Ao contrário de Portugal, em que é fashion um jovem ser comunista, em Itália considera-se o envolvimento em grupos comunistas perigoso para a formação dos jovens.

Sendo assim, um tribunal italiano retirou a uma mulher a custódia do seu filho de 16 anos porque o menor se filiou no Partido da Refundação Comunista. O tribunal considerou que o jovem pertencia a um grupo extremista.

O Partido da Refundação Comunista, já abordado anteriormente neste espaço, é a congénere italiana do Partido Comunista Português.

O relatório dos serviços sociais italianos aponta que quando estava com a mãe, o adolescente frequentava ambientes propícios ao uso de substâncias alcoólicas e psicotrópicas, faltava habitualmente às aulas e levava uma vida sem regras.

Por cá continua a cultivar-se a imagem do revolucionário de Abril - desleixado, drogado, libertino, ignorante, anti-patriota, arrogante e violento.

9 comentários:

Maria disse...

Pah... Eu nao sou comunista, mas nao achas que e uma generalizacao demasiado grande?
Acredito que os haja assim, ha-os em todos os partidos, mas toda a gente conhece comunistas e pessoal de esquerda que nao sao "desleixados, drogados, libertinos, anti-patriotas, arrogantes e violentos..."
Nao e por estares ligado a um partido de esquerda, vulgo comunista, que te tornas um "outsider" na sociedade e passas a levar uma vida sem regras! E nao e "fashion" ser de esquerda, ja foi mais...

Anónimo disse...

Claro que não, basta ir á Festa do Avante, e vemos o bom que é ser comunista e jovem... Não é preciso explicar, pois não D.Maria? ou você nunca foi ao Avante? Droga a rodos, álcool em quantidades industriais, violência despoletada pelo excesso de álcool e drogas.Parece muito apelativo de facto, e cada vez mais se parece com "uma cidade sem muros nem ameias", como disse um dia o carismático Zeca Afonso. Não há duvida que os jovens lá vão pelo debate e pelas músicas, cristalino como água.

Já nem falo do BE, e das suas populares ideias de liberalização sem regras, e o estilo de vida que muitos militantes desta esquerda moderna levam. Mas isto devo ser só eu que vejo mal, vejo de mais.

Ninguém diria, atendendo ao seu discurso que ser de esquerda não é já uma questão fashion, não me diga que está a pensar mudar para a direita!!!!

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=sjS0VcBRSC8

Lindo sem duvida. Isto, antes que um monte de comunistas, me venha desmentir;)

Maria disse...

Sou de esquerda nao porque e "fashion", mas porque acredito nos valores que defendem. Nao implica isso que nao veja nada a frente e se ha gente que segue esse modelo aqui especificado nao e apenas na esquerda, tambem se encontram na direita.
Tenho amigos em todos os quadrantes politicos, e ja fui ao avante, mas tambem ja fui a reunioes da frente nacional, portanto nao estou a falar de cor.

João Labrincha disse...

Q nojo, maria. Já foste a reuniões da FN? Nc + me voltes a tocar, n kero ser contagiado por bactérias intolerantes!

A Cartilha disse...

A Leitora Maria tem razão quando diz que também existem outras pessoas ditas mais "normais".

Não procuro generalizar, mas a realidade é que no geral, as juventudes do PC e BE são "desleixados, drogados, libertinos, anti-patriotas, arrogantes e violentos".

Da mesma forma que de uma maneira geral, a juventude da direita tradicional portuguesa é uma cambada de betinhos.

João Labrincha disse...

Se parássemos todos para pensar percebíamos que existia gente deslavada em qualquer dos quadrantes políticos.
Toda e qualquer generalização, por pequena que seja, é sempre abusiva. Se n tivermos isso em conta caímos nos preconceitos, nas distorções da realidade baseadas na pura aparência, na insensatez.
Porque o mundo real é feito de indivíduos únicos, em todos os sentidos. Ninguém é igual a ninguém!
Como tal, qualquer generalização acerca de seres humanos tem uma propensão quase total para produzir erros (que, normalmente, se tornam graves ao serem incorporados na nossa escala de valores pessoais).
Por muito útil que, na prática, possa ser uma simplificação, esta não deixa de ser isso mesmo: uma Simplificação! Redutora. Incorrecta. Falaciosa.
Bom! Mas tudo isto serve afinal para dizer que a pessoa com pior hálito que conheço é da Juventude Centrista! Mesmo não tendo visto nenhum comuna a lavar os dentes durante o Avante(!!!), nenhum deles me proporcionou uma tão desagradável sensação olfactiva como esse semi-facho do PP!
Em resumo: Lavai-vos todos! É um favor que fazeis à maior parte da população. (sim, porque, para não generalizar, também há quem aprecie cheiros mais intensos) Respect to them!

Anónimo disse...

Esquerda? Direita? A maioria dos jovens deste país nem sabe o q isso é!!! Nas juventudes dos partidos vê-se de tudo, desde pessoal que até se interessa até áqueles que vão aos encontros e festas para enfardar à borla! E estes segundos são mais que os primeiros. Obviamente que tenho que concordar com alguns comentários que aqui estão em que se fala do nível de higiene de alguns jovens! Cada vez se vêem mais homens e mulheres das cavernas em certos eventos...

Anónimo disse...

A generalização sobre os perigos do comunismo é demasiado grande!!! Palo menos pelo que observo do que se passa em Portugal. Mas posso pronunciar-me sobre duas conferências ou palestras do Bloco de Esquerda que decorreram nas instalações de um local onde estudei. Numa o tema era a abolição das touradas em Portugal, onde o número de elementos da mesa era superior ao número de jovens que compareceram. Mas noutra em que o tema era a legalização de drogas leves a invasão fez-se sentir. Ou seja, o referido partido consegue angariar bastantes jovens em torno de um tema que lhes agrada, mas que não se estão minimamente a preocupar com outras propostas desse partido.