Dez anos depois, A Cartilha está de volta.

04/08/2008

Alexandre Soljenitsyne

O Sermão de Judas está de luto. Faleceu Alexandre Soljenitsyne, ontem, domingo 3 de Agosto. Contava com 89 anos.

Exemplar nacionalista russo, foi um dos maiores lutadores anti-comunistas da História.

Chegou ao fim o ciclo de vida de Alexandre Soljenitsyne. Mas a Humanidade Jamais o esquecerá.


1 comentário:

Maria disse...

A Alexandre Soljenitsin, 89 anos, Nobel da Literatura, símbolo da dissidência soviética. Raros escritores tiveram tão grande impacto em vida.
Mudou a percepção da tragédia russa e do terror estalinista, de forma quase absoluta, em poucos anos e por todo o mundo.
A primeira parte da sua obra não pode ser circunscrita à narração da barbárie. Diz também respeito à irredutibilidade da condição humana, numa frase:

"Quando privais alguém de tudo, ele deixa de estar sob o vosso poder. Ele volta a ser inteiramente livre."

Torna-se subitamente, à direita e à esquerda, o testemunho da falência política e da catástrofe humana do comunismo soviético. É sobre ele que se vai desenvolver um novo tipo de crítica radical do sistema. O Times, de Londres, escreveu que "virá o tempo em que situaremos o princípio do colapso do sistema soviético na data de publicação do Gulag".
Foi preso e despojado de cidadania, e enviado para a Alemanha por se opor a barbarie, situacao que em vez de o condenar ao silêncio, lhe deu uma tribuna e uma projecção universais.

E um dos romancistas sociologos mais importantes da nossa historia, independentemente da ideologia politica de cada um! Representa a oposicao e a dissidencia contra forcas que eram opostas a suas crencas!
Quem fala e nao sabe, devia tambem ir ver que cedo se alistou no partido comunista, e representa por isso a dissidencia interna de quem ousa opor-se e defender os seua ideais!